FAVORITOS

25.10.15

La Catrina, o Simbolo do "Dia de Los Muertos"!

Hello coelhos da lua, todos bem? Eu espero que sim!! Eu estava trabalhando em uma nova skin, por acidente, eu destruí metade do código e estou me virando para reconstruir, este layout de aniversário já me cansou faz um tempo. 




A postagem de hoje é em clima "Halloween", trata-se de La Catrina, o simbolo oficial da festa do dia dos mortos mexicana. Para quem não sabe, La Catrina é a inspiração da Mattel para a personagem de Monster High, Skelita Calaveras! Não tem como não amar!




A La Catrina, ou Calavera Catrina é o simbolo oficial das festividades do Dia de Los Muertos, que ocorrem no México, nos dias 1 e 2 de novembro.

Um fato divertido é que, a caveira acabou entrando para o folclore mexicano. Por lá, as pessoas utilizam a caveira de diversas formas para decorarem suas casas com os mais ousados visuais. La Catrina sempre é representada em forma feminina, como uma dama da alta sociedade ou em puro e "bom" osso. A ideia no design da personagem é mostrar ao povo que, diante da morte, não existe status social e riqueza. A personagem é representada como um espirito travesso, espirituoso/religioso, muito simpático e, ao mesmo tempo, sensual.



Dizem que a origem dela remonta a época antes da chegada de Cristóvão Colombo e a colonização do México pelos espanhóis. O nome da personagem é inspirado em uma popular gravura de José Guadalupe Posada, La Cavera de La Catrina. Outros artistas mexicanos também foram responsáveis pelo visual da personagem, tais como Manuel Manilla, Diego Rivera,  e Bertha Sandoval Romero. 

Um doce especial, que recebe os nomes dos mortos da família, é moldado exatamente na forma da personagem. Eles são entregues para as crianças, porém eles também são utilizados na decoração das casas e locais de festividades. 

Existe, também, o "Museo de La Catrina", inaugurado no dia 2 de novembro de 2009, uma casa com mais de cem anos de história. Erik Morales e Cinthya Fuentes são os responsáveis pela criação do museu. Existem lá mais de 60 figuras de variados tamanhos, todos feitos em papel machê, o museu ainda oferece uma pequena e agradável viagem ao mundo dos personagens lendários do folclore mexicano. Para mais informações, basta visitar a página oficial do museu no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design by soshyu © 2016.